sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O RENASCIMENTO DO PARTO



Ontem, a gente foi assistir ao documentário O renascimento do parto, em cartaz em várias salas do país. 

O longa-metragem mostra como a massificação da sociedade transformou as pessoas em números de protocolo. Em um mundo onde a revolução industrial colocou tudo em linha de montagem. Incluindo as maternidades.

Em uma época como a nossa, onde tempo é dinheiro, o filme fala sobre os benefícios do parto humanizado, em contraponto à quantidade excessiva de cesarianas, realizadas na maior parte das vezes sem necessidade. 

Claro, não podemos generalizar. Como é dito no próprio filme, a cesariana é uma eficiente intervenção, e uma grande solução em muitos casos de gestações complicadas. O problema é a banalização e sua realização indiscriminada, justificada sob qualquer critério.

E O renascimento do parto mostra que o parto normal é... normal! E que, sim, é possível ter os filhos em casa, aguardando o momento certo da chegada do bebê e cuidando, de todos os modos, que este momento seja o menos agressivo possível. Ajuda a desmitificar as figuras das doulas, obstetrizes, parteiras, e tudo que foge à frieza hospitalar.


A grande questão do filme que fica, depois de um painel desanimador da realidade, é como restaurar a valorização da pessoa no parto, quando toda uma geração chega ao mundo de hora marcada, retirada com pressa e frieza depois de um corte de bisturi.

O conflito entre o que é certo ou errado para cada mãe, cada família, ou para o médico, para a sociedade, para os planos de saúde, suscitam um debate sem fim. 

Mas o que deve permanecer intacto, tem de ser sempre o bem estar da mãe e do bebê. Fazer com que a chegada deste novo serzinho esteja rodeada de amor e carinho, com todo o cuidado e respeito que este momento único deve ser tratado.

Recomendamos bastante o filme!

Site oficial:
www.orenascimentodoparto.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário